BThemes

terça-feira, 20 de abril de 2010

O papel do jornalista no século da informação

http://olharmessiense.blogspot.com/2009/12/era-da-informacao-e-messias-targino.html

Com o grande avanço tecnológico, a informação teve que se adequar às novas tendências e demandas do mercado. Juntamente, com a popularização da internet, toda e qualquer pessoa pode veicular informação, tarefa que é reservada aos jornalistas. Essa assertiva levanta a discussão que qual seria o papel do profissional da Comunicação social.

O advento da tecnologia contribuiu em muito para a mudança de produção da informação, já que possibilitou uma maior interação entre os meios informacionais e os leitores. Isso de certa forma diminuiu a figura do jornalista, este, os quais seus valores não se perderam diante desse grande avanço e que procura mostrar para publico quem está por trás da mensagem verdadeira e a capacidade investigativa.

A grande quantidade de informação que é veiculada pelas mídias, acaba por sufocar os leitores, porque tem muita coisa para ler e saber. Um exemplo bem claro é o caso dos blogs, onde todos podem opinar sobre qualquer assunto. Porem quanto maior for à quantidade de informação, maior será a importância do jornalista como editor. Somente ele tem a real capacidade de selecionar, priorizar e hierarquizar as informações que são realmente importantes para o público. Por isso a importância dele se adaptar aos novos formatos, sendo cada vez mais o editor.

Neste século da informação, com a grande quantidade informacional de conteúdos, o papel do jornalista tem se tornado cada vez mais importante no sentido de editar, priorizar, filtrar e analisar o que está acontecendo. Isso aumenta o desafio para o profissional não se tornar vitima de boatos e fatos não verdadeiros.

Os jornalistas devem “mergulhar” nas novas oportunidades e aprender novas formas de editar na nova visão de multimídia. Um dos maiores desafios do jornalista é não abandonar os princípios básicos da profissão como: coragem, independência, ética e eterna insatisfação para ter mostrar para o publico algo além do que lhe foi passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtas

Salada Midiáticas Animação feita por alunos de Comunicação da UFRN