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quinta-feira, 13 de maio de 2010

Livros que serão lançados durante o evento I Encontro da História da Mídia do Nordeste
O Homo Midas e o político mitiático na folia do rei nu

Resenha
O livro aborda várias temáticas relacionadas com a comercialização de duas áreas importantes da sociedade: a cultura e a política. Além da sua interdependência dos meios de comunicação.
É por essa tríade que o autor percorre os caminhos que vão elucidando alguns dos principais fenômenos da indústria midiática brasileira surgido na década de 1990, o carnaval fora de época e a apropriação de uma manifestação popular por um agente político para se projetar política e midiaticamente.
O livro é composto como uma peça de teatro, dividido em duas partes. Na primeira, é feita uma análise sociológica das Micaretas apresentando o espetáculo, cenários, figurinos e o palco da festa. Na segunda, a discussão se reflete sobre a apropriação do carnaval pela política para projeção de alguns de seus agentes para a construção da imagem pública, apresentando para isso o roteiro e os atores em cena, finalizando na “segunda-feira de cinzas” perguntando se fecham as cortinas ou o show tem que continuar? Enfim, você escolhe o final.
O Homo Midas e o político mitiático na folia do rei nu é uma justaposição de palavras que carrega em si a simbologia de uma sociedade midiática que reflete cada vez mais a interdependência entre a política, a cultura e os meios de comunicação. Fazendo surgir a figura do marqueteiro, profissional “externo” da política que assume posição de maior destaque que o próprio candidato. Assim como Midas alguns acreditam que tudo que ele toca vira voto desconsiderando vários contextos e situações que venham favorecer o pleiteante. O significado do termo mitiático emerge da junção de duas palavras próximas na própria simbologia na sociedade contemporânea: mito e midiático. Ou, a criação de mitos pela mídia. Tudo isso tendo como referência a folia do carnaval fora de época de Campina Grande/PB

Sobre o autor
Sebastião Faustino Pereira Filho é jornalista, tem especialização em Jornalismo Cultural (FIP/PB), mestrado em Ciências Sociais (UFRN) e defenderá Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN), nos próximos dias. Também é autor do livro Saber midiático: a educação necessária no Século XXI (no prelo). Pesquisa a relação entre comunicação e educação, comunicação comunitária e rádio escolar. Atualmente leciona as disciplinas Sociologia da Comunicação, Sistemas de Comunicação e Opinião Pública no DECOM/UFRN.

História Cultural da Imprensa – 1800-1900.

História Cultural da Imprensa – 1800-1900. O livro vem complementar uma pesquisa sobre os 200 anos da história cultural da imprensa brasileira. Em 2007, também pela Mauad X, foi publicado o volume que se refere ao século XX (História Cultural da Imprensa: Brasil – 1900-2000) e agora, em 2010, Marialva Barbosa oferece aos leitores os primeiros anos da imprensa no Brasil, no século XIX. Com revelações instigantes, como o capítulo referente aos escravos e à leitura, o volume sobre os anos 1800-1900 nos oferece “uma história viva e vibrante”, como assinala Marco Morel, que assina o prefácio: “Estamos convidados a redescobrir e reconhecer um século XIX, do nascente ao poente, que faz parte de nossa trajetória coletiva em permanente construção”. Além de Morel, saudado também por intelectuais como Muniz Sodré, José Marques de Melo, Jean-Yves Mollier, Mirta Varela e Celia del Palacio, este livro torna-se fonte de consulta obrigatória para os que, de fato, querem conhecer a história dos impressos do século XIX e, sobretudo, para os que pretendem ir além dos lugares comuns, conhecendo a realidade em torno dos múltiplos atores dos periódicos desse século e de seus possíveis leitores, mais diversos do que até então se acreditava.

Professora Marialva Barbosa

A professora Marialva Carlos Barbosa é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, tem mestrado e doutorado em História pela mesma instituição e Pós-Doutorado pelo Laboratório de Antropologia e das Instituições Sociais, da Escola de Autos Estudos em Ciências Sociais, de Paris. Atualmente, é professora titular e membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação daquela universidade.

Além de outros trabalhos que organizou, possui dois livros publicados: Percursos do Olhar: Comunicação, Narrativa e Memória; e História Cultural da Imprensa – Brasil (1900-2000), sendo este último, ganhador da Medalha Carlos Eduardo Lins e Silva, conferida pela Intercom, em 2007, às publicações mais representativas lançadas naquele ano. Vencedora do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, na categoria Maturidade Acadêmica, em 2008, "pelo conjunto da obra constituída por estudos relevantes, nacionalmente reconhecidos na área de Comunicação".

No momento a Professora Marialva Barbosa se dedica a pesquisa sobre a linguagem da televisão em seus múltiplos aspectos e a interconexão entre história e comunicação.


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