Resenha
O livro aborda várias temáticas relacionadas com a comercialização de duas áreas importantes da sociedade: a cultura e a política. Além da sua interdependência dos meios de comunicação.
É por essa tríade que o autor percorre os caminhos que vão elucidando alguns dos principais fenômenos da indústria midiática brasileira surgido na década de 1990, o carnaval fora de época e a apropriação de uma manifestação popular por um agente político para se projetar política e midiaticamente.
O livro é composto como uma peça de teatro, dividido em duas partes. Na primeira, é feita uma análise sociológica das Micaretas apresentando o espetáculo, cenários, figurinos e o palco da festa. Na segunda, a discussão se reflete sobre a apropriação do carnaval pela política para projeção de alguns de seus agentes para a construção da imagem pública, apresentando para isso o roteiro e os atores em cena, finalizando na “segunda-feira de cinzas” perguntando se fecham as cortinas ou o show tem que continuar? Enfim, você escolhe o final.
O Homo Midas e o político mitiático na folia do rei nu é uma justaposição de palavras que carrega em si a simbologia de uma sociedade midiática que reflete cada vez mais a interdependência entre a política, a cultura e os meios de comunicação. Fazendo surgir a figura do marqueteiro, profissional “externo” da política que assume posição de maior destaque que o próprio candidato. Assim como Midas alguns acreditam que tudo que ele toca vira voto desconsiderando vários contextos e situações que venham favorecer o pleiteante. O significado do termo mitiático emerge da junção de duas palavras próximas na própria simbologia na sociedade contemporânea: mito e midiático. Ou, a criação de mitos pela mídia. Tudo isso tendo como referência a folia do carnaval fora de época de Campina Grande/PB
Sobre o autor
Sebastião Faustino Pereira Filho é jornalista, tem especialização em Jornalismo Cultural (FIP/PB), mestrado em Ciências Sociais (UFRN) e defenderá Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN), nos próximos dias. Também é autor do livro Saber midiático: a educação necessária no Século XXI (no prelo). Pesquisa a relação entre comunicação e educação, comunicação comunitária e rádio escolar. Atualmente leciona as disciplinas Sociologia da Comunicação, Sistemas de Comunicação e Opinião Pública no DECOM/UFRN.
História Cultural da Imprensa – 1800-1900.
Professora Marialva Barbosa
Além de outros trabalhos que organizou, possui dois livros publicados: Percursos do Olhar: Comunicação, Narrativa e Memória; e História Cultural da Imprensa – Brasil (1900-2000), sendo este último, ganhador da Medalha Carlos Eduardo Lins e Silva, conferida pela Intercom, em 2007, às publicações mais representativas lançadas naquele ano. Vencedora do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, na categoria Maturidade Acadêmica, em 2008, "pelo conjunto da obra constituída por estudos relevantes, nacionalmente reconhecidos na área de Comunicação".
No momento a Professora Marialva Barbosa se dedica a pesquisa sobre a linguagem da televisão em seus múltiplos aspectos e a interconexão entre história e comunicação.
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