BThemes

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pesquisa em comunicação

Capa do filme estrelado por Lena Stolze








 

UMA CIDADE SEM PASSADO. Michael Verhoeven: Filmverlag der Autoren/ Sentana Filmproduktion/ Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF). Alemanha: 1990. DVD. (92 min), color.
Sonia (interpretada por Lena Stolze), que ganhara um concurso de redações, quer escrever um ensaio sobre o impacto do nazismo em sua cidade. Rapidamente, torna-se alvo de perseguição dos habitantes de Pfilzing, que têm muito a esconder. Mas, a provinciana e católica cidade, não consegue tirar o ânimo e a curiosidade da jovem de lutar sozinha contra seus conterrâneos para obter os arquivos de perseguição aos judeus e comunistas.
Para conseguir desvendar os mistérios que marcam sua cidade, Sonia faz uso de uma pesquisa exaustiva.  Dá os primeiros passos no exame do passado, visitando instituições de pesquisas e entrevistando as pessoas que viveram na época do III Reich, a fim de resolver sua problemática: A minha cidade natal no III Reich
Porém, o inicio da pesquisa não obteve muito sucesso devido à escassez de informações e indiferença das pessoas envolvidas, estas apenas se limitavam a dar informações que contribuíssem para sua pesquisa, quando não a tratavam mal, chamando-lhe de espiã, comunista e judia. Seu ponto de partida foi a hipótese de que, com as primeiras informações coletadas, Pfilzing fez parte da resistência ao nazismo.  
As próprias instituições de pesquisas visitadas fecharam suas portas para a estudante. As justificativas para as negações das fontes variavam. Seu trabalho se divide em dois momentos: o primeiro corresponde à competição para a qual foi convidada a participar e o segundo, já com prazo do concurso expirado, é quando a estudante faz da investigação uma causa social.
A princípio, o trabalho não tinha como foco a memória vergonhosa a qual todos na cidade preferiam esconder. Inicialmente o objetivo era mostrar “a verdade” e como a cidade resistiu ao nazismo. Entretanto, o desdobramento da pesquisa revelou que muitos fatos da história da cidade foram ocultados, visto que muitos moradores demonstravam preocupação ao saber que a pesquisadora pretendia remexer no passado.
Quando, finalmente, consegue os documentos, descobre que sua hipótese estava equivocada, pois sua cidade Pfilzing, na verdade, manteve um campo de concentração e promoveu a caça aos judeus e, inclusive, a igreja estava, diretamente, ligada ao III Reich. 
 Sônia, então, conclui sua pesquisa e a divulga, sendo premiada em várias Universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtas

Salada Midiáticas Animação feita por alunos de Comunicação da UFRN