BThemes

quarta-feira, 13 de abril de 2011

AS CONSEQUÊCIAS DA MODERNIDADE


(Do livro: "Tudo que é sólido desmancha no ar - A aventura da modernidade", Marshall Berman, Companhia das Letras, 1987)

Marshel Berman  em seu livro,"Tudo que é solido desmancha no ar", nos faz refletir acerca da natureza da modernidade. Ele diz que a agitação e turbulências, aturdimentos psíquicos e embargues, expansão da possibilidade de experiência e destruição das barreiras morais e dos compromissos morais, auto-expansão, auto-desordem, fantasmas na rua e na alma – são o que dão origem a sensibilidade da modernidade. Se observarmos atentamente, perceberemos que essa atmosfera ainda é bem presente nos dias atuais, mas inseridas em outros contextos, mas preocupantes, mas contraditórias, mas paradoxal.
Isso se deve principalmente, ao fato de estamos vivendo e experimentando as conseqüências da modernidade. À exemplo disso, é só olhar para os lados nos tourbillon social das grandes cidades, muita poluição e destruição e até mesma as grandes florestas que foram devastadas.Com isso percebemos alguns resultados que a modernidade nos trouxe.  
Nunca antes à modernidade interferiu tanto nos aspectos da sociedade. Tudo mudou para compor a “nova ordem”: grandes fábricas, ferrovias, zonas industriais, os meios de comunicação se ampliaram, os jornais, expansão do mercado- da produção-consumo; com o surgimento do capital e da produção em série; os Direitos Humanos; Constituições Federais; ciência, etc. todas essas áreas foram atingidas e modificadas profundamente. Berman divide a modernidade em três fases, porém somente na ultima é que ela mostra o seu lado sombrio, com a crise ambiental, regimes totalitários, sociedade de consumo e finalmente a globalização.
 É aí que entra a natureza contraditória e ambígua as modernidade, onde “ser moderno é encontra-se num ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas ao redor – mas ao mesmo tempo, ameaça destruir tudo que temos que sabemos o que somos.
 Se a modernidade, por um lado trouxe grandes oportunidades e possibilidades de desenvolvimento e progresso e, portanto, melhora de vida, ela trouxe consigo, muitos perigos, riscos e inseguranças.
Com todos esses fatos, percebemos que a modernidade não teve condições de cumprir com as suas promessas iniciais de abundância, felicidade, paz justiça social. Nunca tivemos tanto desenvolvimento ao nosso dispor, mas nada disso consegue assegurara qualidade de vida desejada e sonhada pelas pessoas. Isso se comprova com os grandes problemas que a humanidade vem sofrendo como: desigualdade social, corrupção, má distribuição de renda, problemas ambientais e muitas outras coisas que a modernidade nos trouxe como bagagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtas

Salada Midiáticas Animação feita por alunos de Comunicação da UFRN