Capítulo 3
Identificação de oportunidades de negócios
(...) a inovação não está na idéia, mas na oportunidade. Em outras palavras, o que realmente diferencia um novo negócio é sua capacidade de criar um real valor para o cliente, a maneira como ele atende às necessidades de determinado publico, com determinados produto ou serviço. Portanto, o diferencial não surge com a idéia, mas sim com sua transformação em um conceito ou um modelo de negocio que se torne possível.
Em um mercado altamente competitivo, é fundamental que o empreendedor comece pela reflexão de quais são suas ambições, conhecimentos e competências. Eu desejo, sei como, eu posso entrar nesse negocio? Essas são questões cruciais que todo empreendedor deveria se fazer antes de iniciar sua jornada no mundo dos negócios. Somente depois ele detalhará sua idéia, buscando transformá-la em uma oportunidade de negócios.
Características das oportunidades
As oportunidades surgem, na realidade, a partir de lacunas, do caos, ou da inconstância deixadas pelo mercado. Antes, porém, de discernir onde se encontram as oportunidades de negócios, é importante caracterizá-las. Segundo Timmons (2004), as oportunidades surgem com a definição de produtos ou serviços que:
· Criam valor significativo para os clientes, solucionando um grande problema ou atendendo uma necessidade pela qual eles estejam dispostos a pagar;
· Oferecem lucro potencial para o empreendedor e investidor, suficiente apara compensar o risco e recompensando as expectativas;
· Ajustam-se ás capacidades, experiências e habilidades dos empreendedores;
· São razoavelmente duráveis e não apenas baseados em modismos ou tendências imediatistas.
Criação de valor para o cliente
Apara que se crie valor real para o cliente, um novo negocio deverá trazer um diferencial no produto ou serviço, ser oferecido de maneira distinta, estar disponível em algum lugar diferente, possuir preço mais atrativos ou agregar vantagens adicionais com garantias e serviços de apoio que não sejam oferecidos pela concorrência.
Lucro para o empreendedor ou para os acionistas
Para que se caracterize como oportunidade, um negócio deve oferecer significativo lucro para empreendedor ou para os acionistas. Obviamente, o que pode ser considerado significativo variará de pessoa para pessoa, e de negocio para negocio. Alguém interessado apenas em iniciar um negócio compatível com seu estilo de vida poderá ter expectativas bastante reduzidas em relação ao retorno sobre o investimento.
No outro extremo, poderemos ter empreendedores e, especialmente, acionistas, com elevadas expectativas de lucro e retorno sobre o investimento. Neste caso vale a famosa regra do mercado financeiro, de que o retorno é diretamente proporcional ao risco.
Ajuste à capacidade e à experiência dos empreendedores
As oportunidades não se apresentam para quem não tem olhos para enxergá-las. Algumas idéias somente serão convertidas em oportunidades nas mãos de pessoas certas.
Relativamente duráveis
Quando são avaliadas as oportunidades de negócios, a análise deve considerar:
- · Necessidades dos clientes na atualidade;
- · Necessidades dos clientes no futuro;
- · Concorrentes na atualidade;
- · Concorrentes no futuro.
Para que seja duradouro o negócio, não basta haver necessidades dos clientes na atualidade, é importante também a identificação dos concorrentes atuais. Os mercados são altamente dinâmicos, novos produtos e serviços são continuamente lançados no mercado por novas empresas. Torna-se assim fundamental que se analisem as tendências futuras de clientes e concorrentes. Deve-se investigar o momento do ciclo de vida dos produtos ou serviços a serem ofertados.
A janela de oportunidades
Segundo Timmons (1884,p.41), é importante que essa “janela de oportunidades” esteja aberta ou se abrindo no momento em que o empreendedor identifica a oportunidade, e que ainda permaneça aberta o tempo suficiente para que se possa ser adequadamente explorada.
O tempo em que a janela da oportunidade se mantém aberta dependerá muito do ramo de negócios. Nas áreas de informática, telefonia celular e biotecnologia, esse tempo poderá ser de apenas cinco anos, enquanto em setores mais maduros, de ciclo mais lento, a janela poderá permanecer aberta por 10 a 15 anos.
O ciclo de vida da inovação
Quando tratamos de negócios em que o diferencial competitivo esteja muito fortemente apoiado na inovação tecnológica, e no qual os produtos tornam-se rapidamente obsoletos, é ainda mais importante discutir-se o ciclo de vida do produto ou da adoção daquela nova tecnologia.
a. Inovadores – Entusiastas da tecnologia
Pessoas que estão engajadas com a nova tecnologia, em sua raiz, gostam de ser as primeiras a lidar com a inovação e descobrir suas funcionalidades. Embora os inovadores representem apenas uma parcela muito pequena dos usuários, eles são no geral formadores de opinião e terão importante papel na difusão daquela tecnologia.
b. Usuários precoces – Visionários
São verdadeiros revolucionários nos negócios e no governo e desejam conquistar vantagens competitivas sobre os concorrentes, adotando soluções e tecnológicas totalmente inovadoras. Os usuários precoces são formadores de opinião e, por fazer parte daquele grupo que realmente traz dinheiro para o negócio, geram grande publicidade sobre a inovação.
c. Maioria Precoce – Pragmáticos
A maioria precoce é cuidadosa em proteger as inovações adquiridas. Aguardam até o momento em que a novidade esteja disponível no mercado a um preço mais acessível e que aquelas soluções sejam mais duradouras, com menor chance de se tornarem obsoletas no curto prazo.
d. Maioria atrasada – conservadores
Esses usuários são pessimistas em relação a possibilidade da nova tecnologia trazer algum ganho real em relação ao investimento realizado. Embora sejam céticos, representam grande oportunidade de negócios, pois compõem uma multidão de clientes com suas demandas ainda na não atendidas.
e. Retardatários – céticos
Esse tipo de usuário é altamente resistente às renovações tecnológicas e tende a resistir a elas ate mesmo quando já estão amplamente difundidas. Esse grupo certamente não poderá ser considerado publico das novas tecnologias.
Onde identificar oportunidades de negócios
- Elas tendem a emergir anãs situações que envolvem:
- Novos conhecimentos e transformações tecnológicas;
- Mudanças na regulação;
- Distúrbios sociais e carência de serviços públicos;
- Transformação nos gostos da população;
- Serviços para aumento de conveniência; e
- Brechas deixadas pelas grande corporações
Novos conhecimentos e transformações tecnológicas
Novos conhecimentos, descobertas e transformações tecnológicas estimulam e são estimulados por grandes oportunidades de negócios.
Mudanças na regulação
As transformações na regulação produzem importantes mudanças nas regras do jogo no mundo dos negócios, trazendo quase sempre novas oportunidades apara empreendedores.
Distúrbios sociais e carência de serviços públicos
A incapacidade do estado de prover diversos serviços que tradicionalmente lhe foram atribuídos, abre oportunidades para empreendimentos relacionados a segurança, planos de saúde e aposentadoria privada, concessão do transporte público e de rodovia, entre outros serviços.
Transformação nos gostos da população
Em uma economia de mercado globalizada, os povos tem a oportunidade de observar a experimentar lançamentos e novidades com uma velocidade cada vez maior, enquanto as empresas tem chance de copiar, importar ou introduzir constantemente novos produtos. Como resultado, há transformações permanentes nos hábitos e gostos da população.
Serviços para aumento de conveniência
O cotidiano agitado das pessoas que vivem nos grandes centros urbanos provoca o aumento da necessidade de conveniência. Padarias, supermercados, lojas de material de construção, academias de ginástica criaram serviços de 24 horas para atender aos clientes que não tem tempo de fazer compras ou atividades durante o horário comercial.
Brechas deixadas pelas grandes corporações
Mesmo as grandes organizações, com produtos diversificados e poderosos canais de distribuição, tem dificuldades para atender a todos os públicos. Em mercados competitivos ou semiconcentrados, sempre haverá nichos deixados por grandes empresas.
Levantamento de informações de mercado
A identificação de novas oportunidades de negócios exige o conhecimento das necessidades do mercado e dos clientes potenciais. Algumas podem ser inclusive realizadas pelo próprio empreendedor e custos relativamente baixos.
Nesse ponto, deve-se distinguir o levantamento de informações secundárias das informações primárias de mercado. A recomendação para o empreendedor é de que ele procure esgotar as fontes de informação secundária, antes que se considere a possibilidade de realizar levantamento primário, qualitativo e quantitativo.
Levantamento de informações secundárias de mercado
O objetivo de levantamento de informações secundárias de mercado é o de reunir o maior numero possível de dados disponíveis que permita conhecer a demanda e a oferta de um produto ou serviço, analisar tendências do setor com o propósito de se compreender a fase de ciclo de vida do produto, identificar janelas de oportunidades, determinar o potencial de mercado e estimar a eventual participação do negócio no mercado.
Algumas fontes importantes para o levantamento
a) INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA
b) SISTEMA ESTADUAL DE ANALISE DE DADOS - FUNDAÇÃO SEADE
c) MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
d) INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
e) SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÁS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
f) MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
Levantamento de dados primários
Muitas vezes o levantamento de dados primários tem caráter exploratório, atanto quanto os levantamentos de dados secundários. Isso ocorre especialmente na pesquisa qualitativa, que ajuda a complementar as informações exploratórias de mercado.
Muitas vezes a pesquisa qualitativa Sá é suficiente para se compreender genericamente i problema. Segundo Malhotra (2002), a pesquisa qualitativa proporciona melhor visão e compreensão do contexto do problema, enquanto a pesquisa quantitativa procura quantificar os dados e aplica alguma forma de analise estatística. Para o autor, sempre que se observar um novo problema de pesquisa de mercado, a pesquisa quantitativa deve ser precedida da pesquisa qualitativa apropriada.
Referência Bibliográfica
AIDAR, Marcelo Marinho. Empreendedorismo. São Paulo, Thomson Learning, 2007.
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